Durante uma maratona de economia de combustível realizada pela Ford Grã-Bretanha, o New Fiesta com motor 1.0 turbo EcoBoost conseguiu o recorde de consumo de 34,4 km/l rodando com gasolina.

É o mesmo motor 1.0 turbo de 125 cv que equipa o hatch no Brasil, embora o modelo europeu tenha diferenças em relação ao carro nacional. Além do visual diferente, por lá, ele já está em sua sétima geração, enquanto por aqui ele está na quinta ainda. Isso sem contar que a gasolina por lá e aqui também são diferentes. Ainda assim, vale o marco, obtido em um percurso de 570 km, com resultado 14% melhor que o recorde anterior.

Já o New Fiesta a diesel, opção não disponível no mercado brasileiro, ficou com o título de campeão geral da prova, com a marca de 43,47 km/l.

Além do hatch, a Ranger 2.2 Diesel – também disponível no Brasil – conseguiu um novo recorde na maratona rodando 1.616 km com um único tanque de combustível. Esse resultado aguarda agora a homologação também para recorde mundial.

A picape percorreu o trecho entre Noruega, Suécia e Finlândia, em um total de 30 horas, com velocidade média de 60 km/h e consumo registrado de 20 km/l. Mas para chegar a esse número, segundo a Ford, os participantes planejaram o roteiro e fizeram paradas somente em descidas para aumentar a eficiência.

Fonte: icarros.com.br