A história do EcoSport, o primeiro SUV brasileiro.

ago 18, 2020

Reza a lenda que o primeiro EcoSport nasceu de um rabisco num guardanapo de restaurante, feito pelo então engenheiro-chefe da Ford, Luc de Ferran, em 1996. O modelo se tornaria realidade sete anos depois sobre a base do Fiesta. Ambos eram fabricados no Complexo de Camaçari (BA), recém-inaugurado pela Ford.

Em 2003 surge o primeiro SUV compacto Brasileiro. O EcoSport veio com um estilo aventureiro e, claro, a tampa traseira com abertura lateral e o estepe preso à ela. Na época, era um jeito de conectar o Eco aos verdadeiros 4x4, ao menos no visual. 

Debaixo do capô, a linha era composta pelo 1.6 Rocam de 98 cv e pelo 2.0 Duratec de 143 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Meses depois, chegava a versão 4x4 (4WD), somente com motor 2.0, já como linha em 2004.

Dois anos seguintes, e a motorização foi trocada por uma versão flex, mais econômica e uma novidade, a opção do câmbio automático de 4 marchas para a versão 2.0. Estreava também a série especial FreeStyle, que foi tão bem recebida pelos consumidores.

Em 2008 o EcoSport sofreu seu primeiro facelift, com nova grade destacada e faróis maiores, enquanto a traseira recebia lanternas e elementos circulares. Mas o melhor era o novo painel, com novos materiais fonoabsorventes na cabine para reduzir o ruído interno.

A segunda geração do Eco foi apresentada em 2012, desta vez como carro global, pois seria vendida também na Europa. Na versão 1.6 o motor Sigma chegava a 115 cavalos. E a versão 2.0 Duratec, alcançava 147cv de potência e opção do câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas (Powershift).

A atual geração, e última, chegou em 2017 com mudanças mecânicas e também no visual, trasendo uma dianteira reestilizada, novas rodas e linhas mais arredondadas.

Gostou? Compartilhe!!